Saber como se preparar para a crise de 2015 é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio, como também largar com toda força depois da crise.
Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
A única saída para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados que iremos enfrentar no ano que vem e buscar opções de como se preparar para a crise de 2015.
Reduza imediatamente seu grau de endividamento
Não importa que sacrifícios isso possa envolver, mas uma coisa é certa, se você quer se preparar para a crise de 2015, a primeira providência é reduzir a todo custo seu grau de endividamento.
As taxas de juros estão altas e o Banco Central não dá o menor sinal de que possa vir a reduzi-las à curto prazo. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas. Portanto, prioridade a esse item.
Prepare-se para uma redução de vendas e pedidos
O primeiro passo para se preparar para a crise econômica de 2015 é ser realista e assumir que as vendas sofreram uma sensível redução, principalmente em segmentos que comercializam produtos e serviços não essenciais.
Essa é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico.
Por isso, adeque suas projeções de vendas para 2015 de forma a enquadrá-la à realidade do momento econômico.
Revise seu mix de produtos e serviços
Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.
Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.
Se você quer saber como se preparar para a crise de 2015, uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata do seu mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente assim.
Otimize processos produtivos
Outra solução para o dilema de como se preparar para a crise econômica de 2015 é através da otimização dos processos produtivos e rotinas administrativas da empresa.
Em tempos de mercado aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos. Em tempos de crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até mesmo o negócio.
Avalie a possibilidade de downsizing
Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”.
Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”.
Em épocas de crise, as vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento da empresas para poder enfrentar o ambiente desfavorável, do que bancar o empreendedor destemido e quebrar a cara dando murro em ponta de faca. Pergunte ao Eike Batista o que ele acha.
Invista em marketing
Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio!
Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos detalhes.
Participe de eventos setoriais
Em épocas de crise se torna importante participar de um número maior de eventos para poder ter uma avaliação externa da crise e do cenário traçado para o futuro.
É um ótimo momento também para o compartilhamento de experiências e soluções adotadas por outros empresários que estão no mesmo barco. É uma situação onde a união faz a força.
Seja criativo
Uma das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica como a que vem ai pela frente em 2015 é o incentivo à criatividade. Se você ficar sentado chorando suas pitangas e não fazendo absolutamente nada, ai sim a coisa vai ficar bem feia.
Coloque sua criatividade e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie qualquer tipo de barreira a mudanças. Em momentos de crise é que avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar entregando ao mercado que ainda não foi agregado ao nosso produto ou serviço.
Não ser pego de surpresa sempre foi um grande trunfo no mundo dos negócios. Por isso, saber como se preparar para a crise de 2015, pode ser decisivo para a sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis que vem por ai.
Por Alberto Valle, empreendedor e diretor da Academia do Marketing
http://www.empreendedoresweb.com.br/como-se-preparar-para-a-crise-de-2015/
Acadêmicos: Guilherme Felipe Vieira e Fernanda do Rosário
Como relatado no texto no texto ao se deparar com a crise não podemos nos desesperar pois não vai ajudar em nada.
ResponderEliminarOs caminhos para se preparar não são simples mas o certo é que conseguiremos passar por ela se mantermos o pé no chão e focar nos objetivos.
Preparar uma redução dos custos, entender a escassez de recursos financeiros, otimização e revisão de processos é uma parte do caminho. Também vamos observar a diminuição das vendas naqueles segmentos que julgamos não essenciais pra nossa dia a dia.
Se preparar para a crise não é fácil, buscar os melhores caminhos e buscar se manter para que seu negócio não vá para uma crise ou até uma falência. Aceitar opiniões, estar sujeitos e flexíveis às mudanças faz esse caminho de sobrevivência nos negócios menos difícil.
A crise é algo escancarado, com isso não podemos alegar ignorância. Sabemos muito bem que ela está fazendo muitas “vítimas” mas cabe a nós usar nossos melhores recursos para conseguir vencê-la e com os menores prejuízos possíveis.
Concordo Plenamente com texto quando fala em reduzir o endividamento, quando se mete "os pés pelas mãos" é dificil se recompor, em uma epóca de crise, não podemos nos dar o luxo de gastar mais do que o nescessário, os superflos poderão ter sua vez assim que as coisas se acalmarem. Na questão de administrador, de fato, é preciso estar preparado e ter jogo de cintura para driblar os efeitos da crise, usar a criatividade e estar aberto a sujestões pode sim, trazer alternativas agradaveis para uma melhor posição durante um ano de crise. (Eucaris ZAmboni)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLeonardo Boing
ResponderEliminarConforme o texto, não se deve fazer loucuras, é tempo de se adequar a realidade. O mais importante é buscar a melhor organização, fazer o planejamento de seus gastos de maneira correta e utilizando métodos criativos, é possível sobreviver e conseguir a experiência necessária em tempos de crise.
Com a crise que o Brasil esta passando, é normal escutarmos pessoas reclamando que sua empresa vai de mal a pior. Mas se parar para alisar as coisas, será que foi a crise ou ela já estava assim e com a crise só deixou as coisas mais evidentes? O texto nos mostra alternativas de como não sofrer consequências com a crise. Todos deveriam adotar o planejamento, para controlar seus gastos e economizar mais, utilizar métodos mais criativos e ouvir opiniões de outras pessoas. Assim muitas empresas e pessoas conseguiram sobreviver a crise.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJacob Rothschild já dizia que ''o melhor momento para ganhar dinheiro é quando o sangue corre nas ruas", logo, em momentos de crises ficar desesperado não ajudará em nada. É necessário ver uma vantagem em tudo, como por exemplo, a alta dos juros pode ser considerado uma maneira de ganhar dinheiro quando aplicado em algum fundo que seja atrelado diretamente a SELIC. A inovação nessas épocas é indispensável.
ResponderEliminar