25 de novembro de 2015

RELACIONAMENTO FAMILIAR: A importância da família para a vida

Redação A12 / 2014

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional.
Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias.
É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.
Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domésticas, os deveres diários. Há situações em que toda responsabilidade do dia a dia e os serviços de casa ficam por conta da mãe, os filhos culpam os pais por não poderem presenteá-los com aquilo que desejam ou os irmãos vivem se desentendendo. Nestes casos, a família permanece em desarmonia, sobrecarregando apenas um integrante, tornando instável a união do lar e a estrutura familiar.
Certas situações podem causar grandes frustações em uma vida. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre.
 
"Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais"
O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens. Ele explica que, a partir da adolescência, o indivíduo procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar. Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.
Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e  seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades.

Acadêmica: Amanda

14 comentários:

  1. A família é a parte mais importantes do ser humano, é a base de tudo. É na família que uma pessoa aprende os valores, a enfrentar a vida, a ser digno... Precisamos sempre te-la perto, pois sempre será um ombro amigo. Família ensina, cria, da todas as oportunidades para a pessoa crescer.

    ResponderEliminar
  2. Desde os primeiros dias de vida já dependíamos da nossa família onde podemos confiar amar sem nos preocupamos com nada ao nosso redor,família sinônimo de ´´ porto seguro’’ onde depositamos nossas confianças e é da família que surgem nossas maiores inspirações, como diz o ditado popular, ‘‘família reunida jamais será vencida”, olhando assim podemos indicar no texto que a harmonia da família , sua união nos tornam quem somos, nossas crenças, nosso caráter ate mesmo o que escolhermos para nosso futuro.Com um exemplo de família harmoniosa,base para nossa vida, onde aprendemos a respeitar a tudo e a todos,podemos dizer que não importa se houverem algumas situações difíceis nas nossas vidas,pois somos criados a ter perseverança e nunca desistir dos nossos objetivos, independente das barreiras que se surgem em nosso caminho.Com nossa maior base na nossas vida que é a família, temos que investir no amor, carinho, por que tudo que você ensina, com certeza ira refletir no futuro.

    ResponderEliminar
  3. Como diz o texto, a família é a parte mais importante da vida da pessoa, ela que ensina ao individuo seus princípios, certo e errado, e como agir. A família é para muitos o porto seguro no qual podem confiar quando mais precisam, mas ao mesmo tempo uma familia má estruturada pode exercer essa influencia negativamente, e levar o individuo a um caminho ruim, por isso a importância de ter um lar bem estruturado no qual as pessoas se sentem bem e em casa, pois esta é a base que a tantos faz bem.

    ResponderEliminar
  4. As famílias de hoje estão cada vez mas distantes, onde as famílias não tem mas o hábito de sentar junto para conversar, assistir televisão ou almoçar. Hoje cada um senta num lado pega seu celular ou computador e fica se comunicando com seus amigos, e acabam esquecendo de manter o convívio familiar. Tem famílias que estão tão distantes, que parecem que nem moram na mesma casa, pois não conversam uma com as outras, não mantem contato essencial que a mesma precisa para viver em harmonia.
    As pessoas estão esquecendo que a família e a base de tudo, ela responsável por promover a educação das pessoas e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social, e nela que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização do indivíduo. A família deve ser um local de afeto, proteção, carinho, confiança , lugar de resolução de problemas e principalmente amor.
    Mariana Cândido Afonso

    ResponderEliminar
  5. O que vale a vida, são os nossos afetos, o amor está na base dos principais sistemas filosóficos e no centro das principais religiões, o amor a Deus, para quem acredita, o amor ao próximo, representada pela fraternidade, o amor apaixonado e o amor incondicional dos pais pelos filhos e dos filhos pelos pais.
    Infelizmente hoje em dia, em virtude do dia a dia super agitado, os pais estão confundindo o real sentido de dar amor. Ao invés dos pais se dedicarem dando carinho, dedicação e atenção, são dados presentes carinhos e "mimos" constantes, para compensar a ausência do dia a dia.
    Os pais passam a responsabilidade de educar para a escola e em contrapartida educam os filhos para cobrarem "os seus direitos". Desta forma, a escola fica sem autonomia e os professores cada vez mais sendo vítimas do fruto de uma sociedade sem conversa, sem diálogo, sem atenção. É tamanha a falta de atenção que é dada para as pessoas que em uma antiga rede social tínhamos um "botão" para chamar atenção, quando uma pessoa não respondia, hoje em dia temos o costume de "Visualizar e não responder". Quantas vezes os filhos cometerão erros e não vamos visualizar para não nos incomodarmos e só "fechar a conversa"? Quantas vezes não teremos tempo para responder as nossas crianças e quando formos nos dar conta, a resposta será "Deixa, agora não precisa mais"? Quantas vezes ainda iremos confirmar presença, mas na real hora de educar os filhos, passaremos a responsabilidade para o pai, para a mãe, para o irmão mais velho, para o avô, para a escola ou para a televisão?
    "Eduquem as nossas crianças, assim não precisaremos castigar os nossos adultos."

    ResponderEliminar
  6. No mundo de hoje não se passa um dia sem que se tenha acesso, seja pelos jornais, pela televisão ou pelo rádio, aos relatos de violência, corrupção e devassidão moral. Tudo isso, sem sombra de dúvida, é fruto da falta da presença de Deus na vida das pessoas.
    Aparentemente, nada nos falta. Temos recursos tecnológicos jamais sonhados por nossos pais, avanços fantásticos em todas as ciências, na genética, nas pesquisas espaciais, na produção de alimentos, na velocidade da informação e das comunicações.
    Com tantos e tão extraordinários recursos, deveríamos estar vivendo num mundo onde imperassem a paz, a justiça, a solidariedade. Mas o que vemos é injustiça, egoísmo, na forma de ataques terroristas brutais, crimes, sequestros, guerras, fome, doenças devastadoras, destruição ambiental.
    O que ensinam às crianças e adolescentes, na maior parte do tempo entregues à sua nefasta influência? Nada que possa fazê-los crescer espiritual, intelectual ou culturalmente. Ao contrário, estão destruindo a família e seus valores, apresentando como normais, e dignos de serem imitados, padrões de comportamento em que a fidelidade, a honestidade, o pudor estão fora de moda, o casamento de nada vale, o que vale é a satisfação dos sentidos, levar vantagem em tudo.
    São nestes momentos que sentimos a importância de uma família bem estruturada e com bons princípios, esta será o alicerce para este jovens que estão rodeados de coisas ruins. Algo que deve vir de dentro de cada um, o exemplo que teve de seus pais será passado para seus filhos e assim por diante.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bom seria se todos pensassem desta forma. Muitos "pais" ou não se preocupam com a educação dos filhos ou os protegem demais fazendo com que muitas crianças tenham problemas no futuro.
    As primeiras referências de convivência vem de dentro de casa, quando temos crianças é necessário prestar atenção nos nossos atos e o que falamos, pois isso influencia muito de maneira positiva ou negativa no modo dos filhos agirem no convívio diário seja na escola, com amigos ou com outras crianças quando os pais não estiverem presentes.
    É necessário mostrar para a criança o que é certo e errado, fazer com que ela tenha opinião e aceite a opinião dos demais sem precisar concordar, também o respeito ao próximo, creio que seja a mais importante entre outros valores que devemos ensinar a criança para que se torne um cidadão do bem.

    ResponderEliminar
  9. Mesmo vivendo em uma sociedade moderna e sem sentimentos, quando questionados sobre a base, estrutura, sem duvidas o que vai ser referenciado é a família, estes valores, princípios já mais se perdem, até porque todos nós sabemos onde fica nosso porto seguro, e em muitos casos chama se família.
    Não concordo que família esta sendo esquecido, acredito que fazemos escolhas, mas inda "aposto " na boa educação familiar .

    ResponderEliminar
  10. A família na minha opinião é a base de uma piramide, é o coração do lar. Porém ,o pai é o cabeça a mãe é a governadora de sua casa.
    Nos dias de hoje devido a falta de sabedoria dos pais ,achando que esta fazendo o melhor a eles, não brigando não chamando a atenção correta, acaba se arrependendo no futuro pois, acaba perdendo alguns costumes de uma família tradicional, por não impor regras aos adolescentes acabam vivendo só naquele mundinho e esquece a própria família, perde o respeito com os pais. Antigamente era tudo diferente de hoje em dia os pais mostravam para seus filho que eles eram a autoridades, então acabava predominando uma família tradicional.

    ResponderEliminar
  11. A experiência de vida e o amor dos pais pelos filhos são fatores importantes para o bom relacionamento familiar.Alguns conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo e respeito. A comunicação entre pais e filhos exige livre expressão de sentimentos e busca ativa de entendimento de negociação e compromisso. Hoje, as famílias não são formadas apenas por pais, mães e filhos.Existem mães e pais solteiros, filhos que precisam conviver com novos parceiros dos pais, avós que criam netos, casais separados com filhos e até casais homossexuais que adotam crianças.
    Pais saudáveis são aqueles que vêem a educação e os conflitos familiares como algo que requer sabedoria, dedicação e amor para lidar com tão complicada tarefa. Os relacionamentos saudáveis não acontecem de forma mágica. É necessário respeito entre si.

    ResponderEliminar
  12. Nós como ser humanos que necessitam de convívio social sabemos a importância da família em nossa vidas, principalmente na fase de desenvolvimento. Porem, não consigo relacionar as dificuldades psicológicas enfrentadas por alguns com a base familiar. Já presenciei muitos casos em que dependentes de várias naturezas tinham o apoio necessário e extrema dedicação da família, mas não conseguiam abandonar seus vícios. Acredito sim, que o amor, carinho e atenção dos pais são fundamentais a todos mas cada individuo é único, bem como seu núcleo familiar. Com todas as suas características e peculiaridades.

    ResponderEliminar
  13. Segundo este texto, a família é responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no âmbito social. O papel da família no desenvolvimento do indivíduo é extremamente importante, e tem a função de transmitir os valores morais e sociais que servirão de base para o seu crescimento. Uma família má estruturada pode trazer aspectos negativos para o progresso da criança, bem como problemas emocionais, e assim levar o indivíduo a um rumo não agradável. Deve-se refletir sobre os valores familiares, pois esta é a sua base. Belo texto!

    ResponderEliminar
  14. BOAS FESTAS A TODOS E UM EXCELENTE 2016!
    PROFª CHRIS.

    ResponderEliminar